Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Reflexões: Wikipédia

A transformação da cultura, das metodologias educacionais e da sociedade nos leva a pensar o lugar do exercício do aprendizado do aluno, uma vez que o processo de aprendizagem é pessoal, que se legitima pelas experiências passadas, que refletem no presente que vão influenciar as experiências futuras. Um processo intermediado pela qualidade das interações estabelecidas. Surge a questão: como se dão essas questões que atinge a todos nós, pais e educadores?
O professor Milton José de Almeida que estuda e realiza pesquisas sobre a Arte da Memória e as diferentes linguagens verbais, visuais e audiovisuais que dão forma e ideologia à Educação Cultural, ao imaginário e à inteligência contemporânea (http://www.ufjf.br/ppge/2009/08/27/nova-data-para-a-conferencia-do-prof-milton-jose-de-almeida/), nos fala que “o mundo é para ser decifrado” (Almeida, 2009). Entendo que para decifrar o mundo constitui em devorar os amplos (talvez irrestritos) bens simbólicos, culturais e materiais disponíveis hoje em dia (até porque se não decifrarmos seremos devorados).
A Wikipédia nos leva a perceber a dimensão dos novos meios de formação interativa. A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, muito utilizada por estudantes de todos os graus. O nome vem de wiki-wiki, termo havaiano que significa 'veloz, célere’, é uma criação dos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger, já reúne mais de 3,1 milhões de artigos em 205 línguas e dialetos, escritos espontaneamente por usuários da internet.
As opiniões sobre o site divergem tanto no aspecto conteudista como também em suas fontes e nos assenta a obrigatoriedade de um olhar crítico imprescindível ao pesquisador.
Considerando que toda pesquisa é um trabalho plural que se estabelece nas relações de grupo, de equipe, torna-se indispensável discutir a trajetória e objetivos da pesquisa na educação e pensar sistematicamente como se dão os processos de aprendizagem perante o volume das relações de circulação e consumo midiático
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O teu sorriso é imemorial como as pirâmides
E puro como a flor que abriu na manhã de hoje..." Mário Quintana